Os Benefícios do Riso

O ato de rir é muito complexo e faz bem para a saúde. Rir além de ser uma sensação agradável, faz um bem enorme para o coração, aumentado a circulação sanguínea.

Os efeitos de uma risada podem ser sentidos no aspecto fisiológico, quando atua no sistema cardiovascular promove uma queda de pressão decorrente da vasodilatação das artérias.

As pessoas que apresentam maior senso de humor têm seus níveis de estresse reduzido, e até mesmo uma dor aparente. O bom humor atua no sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados.

Quanto aos benefícios psicológicos do riso, estes podem ser sentidos quando algumas emoções negativas, como medo, tristeza e raiva são expressas inofensivamente pela risada.

Um ataque de riso proporciona uma sessão de ginástica, pois trabalha o abdômen, as pernas e os músculos das costas.

Cura

Não é de hoje que o Homem conhece os benefícios do riso. Os médicos gregos da antigüidade já recomendavam aos pacientes uma boa comédia para ajudar no combate a uma doença grave.

A risada faz aumentar a secreção de endorfina que relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. Além disso estimula a produção de adrenalina o que ocasiona mais irrigação nos tecidos que recebem mais oxigênio. O bom humor aumenta a capacidade de resisitir à dor.

Tipos de riso

Pesquisadores constataram que existem três tipos de riso: o riso fechado, em que há distensão dos lábios para trás e para o alto, mas não se abre a boca e no máximo se contraem as pálpebras; o riso superior, com a boca semi-aberta, que revela apenas parte dos dentes; e a gargalhada, que é a forma mais expansiva do riso, em que se pode, também, morder o lábio inferior, balançar a cabeça, mexer o tronco, os braços e as pernas e até chorar de rir, porque a contração das pálpebras pressiona os canais lacrimais. Assim, uma boa gargalhada acaba envolvendo o corpo inteiro, com sucessivos espasmos do diafragma e os movimentos alternados de contração e relaxamento dos músculos respiratórios favorecem os pulmões e o coração, ampliando a caixa toráxica. É óbvio que essas alterações elevam a temperatura do corpo e a pressão arterial, deixando a criatura em estado de esfuziante bem-estar. A grande vantagem de dar boas gargalhadas é que, passada a euforia, os músculos relaxam-se totalmente. Daí, ser o riso um remédio excelente e barato contra a hipertensão, o estresse e as dores causadas por tensão muscular.

Efeitos do riso

Cérebro: o hipotálamo, centro de controle situado na base do cérebro, libera do organismo endorfina, com propriedades analgésicas e calmantes.
Nariz e garganta: o ar proveniente dos pulmões bate nas cordas vocais, que emitem sons incoerentes.As glândulas salivares e lacrimais aceleram sua produção e se descontrolam.

Rosto: os músculos do rosto se contraem, especialmente o risório e o zigomáricol. A tensão deste último pode dar uma aparência enganosa de sofrimento.

Coração: bate mais rápido. Após terem se estreitado, as artérias se dilatam, provocando uma sensação de bem-estar.
Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar, a grande velocidade. O dia-fragma se move, provocando fortes espasmos respiratórios em toda a caixa torácica.

Ventre:
os músculos abdominais se contraem com força, o que é bom para a vesícula. Ás vezes, o esfincter (músculo) se relaxa, ocasionando uma desagradável incontinência urinária.

Pernas: os músculos se relaxam e a pessoa se curva de tanto rir.
Pés: até os dedos dos pés se agitam.

Um choque libertador
Em alguns segundos, o riso sacode o corpo dos pés à cabeça. O riso exercita e relaxa a maior parte dos músculos, incluindo o coração, as artérias e os pulmões. O baço, por sua vez, é uma das poucas partes do corpo não alcançadas pela comoção provocada pelo riso.

“Nós não rimos porque estamos felizes; nós estamos felizes porque rimos”

Então, comece já, dê um sorriso!!!

0 comentários:

Postar um comentário