3° Melhor Espetáculo no 13° Festac Cubatão!!

Na segunda-feira, 15, às 20 horas, no Bloco Cultural José Edgard da Silva, ocorreu a cerimônia de encerramento e premiação da 13ª edição do Festival de Teatro Amador de Cubatão – Festac, que neste ano teve como tema Teatro sem Fronteiras. O evento começou com a performance “A Morte do Artista” realizada por atores locais. Um vídeo com cenas de todos os espetáculos apresentados nesta edição do festival deixou o público entusiasmado e arrancou aplausos da plateia.
Em seguida, representando a comissão organizadora do evento e a Companhia Teatral Arte e Manha, Luiz Carlos Gomes leu um texto adaptado de Bertold Brecht, sobre a arte sem fronteiras. Já o secretário de Cultura, Welington Borges, ressaltou a importância do festival no desenvolvimento da arte e da cultura no Município. “O Festac colabora com a promoção de nossos atores e com a divulgação da cultura de nossa Cidade”, afirmou.
A abertura dos envelopes com os nomes dos vencedores ficou a cargo de Lúcia Oliver, membro da comissão organizadora do evento. Os espetáculos infantis foram os primeiros a serem premiados. A peça “Cinderela Brasileira” arrebanhou vários prêmios, entre eles: melhor cenografia, com Gilson de Melo Barros, melhor figurino e melhor direção, com Kadú Veríssimo, direção musical, com Elias Tomais e melhor atriz, com Nara Brito.
Como melhor ator revelação, o vencedor foi Daniel Sete, do espetáculo “A Bruxinha cor de rosa”. A ganhadora de melhor atriz coadjuvante foi Juliana Santos e como melhor ator, o troféu foi para François Moretti, com o espetáculo “Cotidiani Clown”. Como melhor espetáculo infantil, em primeiro lugar ficou “Cinderela Brasileira”, em segundo, “Cotidiani Clown” e, em terceiro, “A Bruxinha Cor de rosa”.
Na categoria espetáculo adulto “Cordel do amor sem fim” levou o prêmio de melhor cenografia e melhor figurino assinados por Alexandra Arakawa, e, ainda, melhor atriz para Renata Andrade e melhor direção para Aline Fontenelle.
O espetáculo “Sobre meninos, mendigos e poetas” foi o vencedor em “melhor dramaturgia” com Denilson Oliveira, melhor direção musical para Fabrício Savanela e melhor ator, Elias Lima. Na categoria sonoplastia, o vencedor foi Nivio Mota, com o espetáculo “O que terá acontecido a Rosemary?”.
Como melhor iluminação, o ganhador foi Marcelo, com “Ensaio para Gota D’água”; melhor maquiagem para Fernando Pompeu; melhor atriz revelação, Carol Piasentini; melhor ator revelação, Lucas Gabriel, do Teatro do Kaos, com o espetáculo, “Este Ovo é um galo”; melhor atriz coadjuvante, Karol Schittini, com o espetáculo “Cordel do amor sem fim” e melhor ator coadjuvante, Luiz Fernando Almeida, com “O que terá acontecido a Rosemary?”.
Como melhor espetáculo adulto, em primeiro lugar ficou “Sobre meninos, mendigos e poetas”, com o grupo de Teatro Forfé de Piracicaba, em segundo, “Cordel do amor sem fim”, do grupo de Teatro Trupiniquim do Rio de Janeiro e em terceiro, “Fontainebleau”, da Companhia Tan Tan de Teatro de Santos. Os troféus entregues aos vencedores foram confeccionados pelo artista cubatense Giovane Nazareth.
A 13ª edição do Festac foi realizada de 1º a 15 de novembro. Participaram 23 companhias teatrais das cidades de Cubatão, Santos, Ibirá, Rio de Janeiro, Guarujá, Piracicaba, São Paulo, Praia Grande, Embu Guassú e São Vicente.
Festac sem fronteiras - este ano, o Festival teve como tema "Teatro sem fronteiras". Um dos motivos é a expansão dos limites da competição, que, ao longo dos anos, vem reunindo não apenas grupos teatrais cubatenses, mas de toda a região da Baixada, interior e até de outros estados brasileiros.